17 abril 2010
Rio De Janeiro 2010
Equipe de resgate faz pausa no trabalho de busca no morro do BumbaMais sete pessoas foram retiradas do morro do Bumba, em Niterói (RJ), na tarde terça-feira (13). Durante a manhã foram mais sete. Com isso, subiu para 246 o número de mortes confirmadas em todo o Estado-- 161 mortes em Niterói, 65 no Rio, 16 em São Gonçalo, uma em Petrópolis, uma em Nilópolis, uma em Paracambi e uma em Magé, segundo o último balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros. O número de vítimas, entre mortos e feridos, chega a 407.
Os bombeiros informaram ainda que não há previsão para que as buscas sejam encerradas. Segundo eles, o trabalho está baseado no relato de moradores e não dá para saber ao certo quantas pessoas estão soterradas na área. De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpenrj), pelo menos 40 pessoas ainda estão desaparecidas no deslizamento de terra no morro do Bumba, ocorrido na noite da última quarta-feira (7).
Moradores de áreas de risco criticam remoção e auxílio aluguel do governo
O presidente da Apenrj, Cláudio Almeida, informou que foram cruzadas as listas dos mortos já identificados e as informações dos vizinhos e parentes sobre desaparecidos, além das de um cadastro que havia do Programa de Saúde da Família (PSF) da prefeitura de Niterói, com o nome dos moradores de cada residência.
Desabrigados e desalojados
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a cidade do Rio ainda tem cerca de 5.000 desalojados e desabrigados distribuídos em 64 abrigos da prefeitura. Em Niterói, são quase 7.000 pessoas abrigadas 100 pontos providenciados pelo governo municipal para receber as vítimas da chuva.
A Prefeitura de Niterói informou que as escolas municipais transformadas em abrigos provisórios pela Prefeitura de Niterói tiveram o retorno às aulas adiado para a próxima segunda-feira (19).
Também já foram apontados 130 pontos de deslizamentos na cidade e a necessidade de remoção de mil casas em área de risco. A partir de hoje serão postas mais equipes nas ruas para que o levantamento seja concluído o mais breve possível.
O processo de remoção dessas famílias começou pela comunidade da estrada da Cachoeira. Em seguida, acontecerá em morro do Estado e na comunidade Chapa Quente, na subida da Caixa D’Água.
As pessoas estão sendo encaminhadas para abrigos provisórios ou para a casa de parentes. A prefeitura está transportando ainda os bens destas famílias, quando dentro dos limites da cidade.
A secretaria de Assistência Social de Niterói também deu início ao cadastro para o “aluguel social”. Até o momento, três mil foram cadastradas.
Já a Prefeitura do Rio de Janeiro informou ontem que vai arcar com as despesas da compra de imóveis para as cerca de 3.700 famílias que moram em áreas de risco na cidade e que terão de ser reassentadas.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, essas famílias deverão ser realocadas em unidades habitacionais construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, mas custeadas pelo município.
As 3.700 famílias moram em nove favelas cariocas. A maior parte das remoções já previstas ocorrerá no morro dos Prazeres, na zona norte da cidade, onde dezenas de pessoas morreram soterradas durante as chuvas da semana passada. Cerca de mil famílias serão retiradas desta área.
Enquanto as unidades habitacionais estão sendo construídas, as famílias receberão um aluguel social no valor de R$ 400, pago pela prefeitura do Rio.
Doações
As cidades do Rio e Niterói arrecadaram até o momento mais de 140 toneladas de donativos para os desabrigados das chuvas. Apenas o Clube Canto do Rio, em Niterói, arrecadou 40 toneladas. Veja onde doar.
A Prefeitura de Niterói também está arrecadando doações para os animais que pertencem aos abrigados. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal Projetos Especiais (Praça Fonseca Ramos, s/nº, Terminal Rodoviário Roberto Silveira - 4º andar, Centro).
Os interessados podem doar ração, medicamentos, comedouros e bebedouros.
2 comentários:
Gostei muito!!!
sábado, 17 de abril de 2010 às 10:50:00 BRTNossa!!!!
sábado, 17 de abril de 2010 às 10:50:00 BRTQue tragédia horrível!!!!! :O
Postar um comentário
Comente por favor, Sua opinião nos interessa